Friday, March 6, 2009

Evolução

Não é incrível como algumas ideias ou instituições não precisam de ninguém para lutar contra elas, de tão ineficientes e antiquadas que são?
Parece que essas entidades tem a habilidade de se exterminarem sozinhas, bem lentamente, nem que décadas ou séculos se passem em agonia.

O Sistema

Dá pra entender essa gente que fala que é contra o sistema? Pior que dá. Mas não esse sistema, o outro. O Sistema.

Cenário 1: João vai ao banco. O sistema está fora do ar e ele volta pra casa resignado.
Cenário 2: Manuel vai trabalhar. O sistema está em manutenção e a atendente tem que fazer as coisas manualmente, demorando um tempão.
Cenário 3: Joaquim vai à prefeitura em busca de algum serviço. O sistema está lento e ele perde 2 horas lá.
Cenário 4: Pedro está tentando alterar seu plano de telefonia celular e liga, mas não pode ser atendido porque o sistema caiu.

Já perceberam como esse tal do Sistema está sempre com problemas?
Mesmo pessoas que não saem muito de casa, quando saem usar algum serviço público, meu caso essa semana, são afetadas pelo tal Sistema. Mas quem é ele?

O Sistema parece ser um termo usado para definir tudo: conexão com a internet, aquele banco de dados com algum problema bizarro (provavelmente por causa de um desenvolvedor mais bizarro ainda), ou aquela página que engasga no horário de pico...
E as razões pelas quais isso tudo está assim, não parece ter muita gente interessada em descobrir e resolver.

O que me choca é que eu não vejo os sistemas que administro dando tantos problemas, toda hora. Tudo bem que não administro nenhuma central com milhões de clientes, mas será que é tão difícil manter o tal do Sistema em pé por mais que 10 minutos?
Eu sempre achei que décadas de ciência, associadas a anos de faculdade e treinamento profissional gerassem pessoas capazes de fazer "sistemas" que funcionem de fato.

A consequência disso é que as pessoas sérias que trabalham com informática tem que ouvir aquelas ladainhas das pessoas afetadas pelo sistema problemático:
"Por isso que eu ainda prefiro papel."
Boa! Papel dá pra limpar a bunda e tudo o mais! Quero ver seu laptop fazer isso! Vamos todos voltar ao tempo do papel! Essa frase merece um post separado, a ser escrito no futuro.
"Mas e se não tiver energia elétrica?"
E se você perder as duas mãos e os dois pés e os dentes, vai escrever como? Ops, ainda tem um jeito, mas ia cansar as costas. Compre uma bateria/gerador/no-break, e não ter energia elétrica vai ser como perder as duas mãos, os dois pés e os dentes.
"Ai, por isso que eu não gosto de computador..."
Até você ver as fotos de todos seus parentes no Orkut e ficar encantado.

As pessoas que dizem isso não podem receber toda a culpa. O infeliz que faz O Sistema que deixou aquela pessoa na mão merece talvez toda a culpa.

Observações:
  • Post escrito enquanto aparentemente o servidor de DNS da maravilhosa empresa que provê minha conexão estava com problemas, me deixando um tempinho livre. Sabe como é, tem muita baboseira pra ver na internet, acaba ocupando todo o meu tempo.
  • E sim, eu sei trocar DNS, só não quis.
  • Post em termos altamente genéricos, não é preciso entrar em muitos detalhes sobre servidores, links, sistemas de organização empresarial, bancos de dados e todos os outros "sistemas".